top of page

A produção artística do LAP é veiculada por meio de recitais, concertos, participações em festivais e prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano. Seu relevante suporte à formação profissional se reflete na atuação de seus membros discentes –  ativos e egressos –  em diversos organismos artísticos e instituições de ensino, transferindo conhecimento e capacitação à sociedade.

Dentre suas atividades desenvolvidas nos últimos anos destacam-se: o oferecimento de monitorias semanais para alunos de graduação; a realização de recitais mensais ocorridos dentro e fora da USP; a co-organização dos Simpósios Internacionais PERFORMA CLAVIS 2012, 2014 e 2016, com apoios FAPESP e CAPES; a organização de diversas masterclasses ministradas por convidados estrangeiros, em parceria com a Sociedade Cultura Artística e outras Universidades.


No âmbito da extensão, destaca-se a idealização e realização das Oficinas de Piano USP 2014, 2016 e 2018 (https://www.oficinadepianousp.com/), que contou com mais de 350 inscritos de 10 estados do país, além de Chile e Cuba; e dos projetos “Em preto e Branco: recitais de piano e palestras acerca dos cursos oferecidos pelo CMU-ECA-USP em escolas de formação musical do Estado de São Paulo” (contemplado pelo PUB) e “Intercâmbio entre Universidades”. O projeto de pesquisa em andamento “A obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892): concertos e gravação de CD” tem financiamento do CNPq (Processo 429872/2016-0) e prevê a gravação do repertório pianístico do compositor e criação de um site para divulgação dos resultados das pesquisas.

Piano de cauda

Nossos Projetos

A obra pianística de

Alexandre Levy (1864-1892)

Concertos e gravação de CD

(com apoio do CNPq,Processo 429872/2016-0)

Em Preto e Branco

Recitais de piano e palestras acerca dos cursos oferecidos pelo CMU-ECA-USP em escolas de formação musical do Estado de São Paulo

 

(com apoio do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação, PUB)

Série Piano em Casa
 
Recitais de Piano preparados pelos nossos alunos de graduação e pós-graduação para você assistir na comodidade da sua casa!

Clique aqui e confira nosso primeiro recital!

Recitais mensais dos alunos de graduação e pós-graduação no Auditório Olivier Toni do Departamento de Música da ECA-USP
Clique aqui para assistir algumas das performances!

Nossos Projetos

PROFESSORES

Eduardo Monteiro

Considerado um dos maiores expoentes do cenário pianístico brasileiro, o carioca EDUARDO MONTEIRO teve seu talento reconhecido internacionalmente desde jovem. Em 1989 recebeu, por unanimidade, o 1o lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, além do prêmio de melhor intérprete de Beethoven. Foi laureado, também, nos concursos de Dublin, em 1991 e Santander, em 1992.


Foi solista das principais orquestras do Brasil e de renomadas orquestras do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena, a Sinfônica de Novosibirsky, a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola. Apresentou-se com os principais Maestros do país e com regentes como Yuri Temirkanov, Mariss Jansons, Dimitri Kitayenko, Philippe Entremont, Arnold Katz.


Seu abrangente repertório tem como uma de suas principais características um refinado critério de escolha, demonstrando especial interesse pela música brasileira, cujas interpretações são consideradas referência por seu grau de excelência. Em sua discografia destaca-se o CD Piano Music of Brazil, gravado pelo selo inglês Meridian Records e lançado em recital no Wigmore Hall de Londres, em 2007. Este trabalho obteve críticas extremamente elogiosas em conceituadas revistas especializadas internacionais.


Eduardo Monteiro ocupa um lugar de destaque no panorama da formação pianística no país. É diretor da OSUSP – Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professor de piano do Departamento de Música e pesquisador do programa da Pós-graduação. Seus alunos conquistaram numerosas premiações em concursos no Brasil e no exterior, com destaque para o 1o prêmio no 25o Concurso Internacional de Piano Clara Haskil na Suíça, em 2013.

Eduardo Monteiro.jpg
Professores
foto_sayuri.jpg

Luciana Sayure

Referência em ensino de piano, LUCIANA SAYURE reflete em seu trabalho influências de três personalidades do piano brasileiro: Marisa Lacorte, Yara Bernette - que lhe ofereceu uma bolsa de estudos - e Mauricy Martin. Foi premiada em diversos concursos de piano, tendo obtido os primeiros prêmios no I Concurso Nacional de Piano Arthur Moreira Lima, XIII Concurso Nacional de Piano Paulo Giovanini, no Primeiro Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez e no Concurso Jovem Pianista.


Suas atividades pedagógicas tiveram início aos 16 anos de idade, como professora do Conservatório Santa Cecília, em Santo André, SP. Posteriormente, integrou o corpo docente da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí-SP). Desde 2007, é Professora dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu pesquisa sobre música brasileira, sob apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os resultados de sua atividade pedagógica se refletem nos prêmios em concursos e bolsas de estudo em cursos de Pós-Graduação no exterior obtidos por seus alunos.

Monitores do LAP

Mariana Carvalho.png

Mariana Carvalho

2014-2015

290172857_359678166278524_2202126078964018075_n.jpg

Guilherme Frazatto
2022-2023

Danilo Alves.jpg

Danilo Alves

2016-2017

342300462_188287450737489_1402415368226759360_n.jpg

Dersu Soares
2022-2023

Gabriel Brandão.JPG

Gabriel Brandão

2017-2020

2021.08.19_Jordan_27.jpg

Jordan Alexander
2021-2023

Monitores

Atuação Profissional

Como pianista colaborador:

  • Orquestra Experimental de Repertório;

    ​Orquestra Jovem do Estado de São Paulo;

  • Coral de Santo André;

  • Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.


Como professor:

  • Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP;

  • Instituto Fukuda;

  • Centro Suzuki de Educação Musical;

  • Colégio São Bento.

Os alunos vinculados ao Laboratório de Piano nos níveis de graduação e pós-graduação contribuem significativamente para a produção artística do CMU e sua disseminação, por meio de recitais, concertos, participações em concursos nacionais, internacionais e em festivais.

 

Também atuam profissionalmente em diversos organismos artísticos e instituições de ensino, exercendo o relevante papel de transferir conhecimento e capacitação à sociedade.

Confira algumas dessas atuações!

Festivais

  • Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (Brasil);

  • Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba (Brasil);

  • Usedomer MusikFest (Alemanha);

  • Pianale KlavierAkademie (Alemanha);

  • Fellbach, Emil GIlels Festival (Alemanha);

  • Chautauqua Institution Music Festival (EUA);

  • Academia de Verão do Centro de Artes de Orford, (Canadá);

  • Jiri Hlinka Grand Piano Academy (Noruega);

  • Festival Grieg (Noruega);

  • Academie Musicale de Villecroze (França);

  • Fontainebleau Schools (França).

Alunos ativos
Alunos egressos

Alunos Egressos

Os egressos do Laboratório de Piano têm sido admitidos em cursos de especialização, mestrado e doutorado em prestigiosas instituições, tais como Indiana University (EUA), Boston University (EUA), New England Conservatory de Boston (EUA), University of Southern California (EUA), University of California San Diego (EUA), Musikhochschule Munster (Alemanha), Musikhochschule Köln (Alemanha), Musikhochschule Karlsruhe (Alemanha), Academia de Music Hanns Eisler de Berlim (Alemanha), Universidade de Artes de Zurique, École Normale de Musique Alfred Cortôt de Paris (França), Capela Musical Rainha Elisabeth (Bélgica).

Também desenvolvem importantes carreiras como recitalistas, concertistas e cameristas, com destaque para os pianistas Cristian Budu e Leonardo Hilsdorf, os quais tiveram suas carreiras potencializadas por importantes prêmios. Leonardo Hilsdorf foi agraciado com o prêmio “Nadia et Lili Boulanger” (Paris) em 2012, com o 1o prêmio e prêmio especial da União Europeia de Concursos de música para a juventude em San Sebastian (Espanha) em 2012e com o primeiro lugar no Quinto Concurso Nacional e Internacional de Piano “José Jacinto Cuevas” – Yamaha (México) em 2016. Cristian Budu tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o prestigiado Grande Prêmio no Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, em 2013.

Alunos Premiados

XXVII Programa Nascente

  • Prêmio na Categoria Intérprete Instrumental: Leandro Isaac

 

​XXVII Concurso de Piano Souza Lima

  • 1º Prêmio: Gabriel Brandão (V Turno)

 

XVI Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli

  • 1º Prêmio: Ester Yoshimoto (V Turno)

  • 2º Prêmio: Carolina Scheffelmeier (V Turno)

 

Maria Canals International Piano Competition

  • 5º Prêmio: Lucas Thomazinho

Alunos

Premiados

2018

bottom of page